Entre tanta historia e novidade estes dias pareceram voar, mas apesar disso foram dias cheios de historias e historinhas..e algumas que serviram deforma clara para confirmar o "raro" que este pais imenso é. Um país onde o General, chefe da casa do Edú, compra helicópteros para distribuir panfletos para ajudar à sua reeleição ao mesmo tempo que oferece um jacto privado ao filho, quando a maior parte do povo angolano luta no dia a dia para simplesmente conseguir ir trabalhar ou apenas se deslocar afim de conseguir o pequeno sustento diário. Sim, porque o transito de Luanda é de criar raízes na estrada. Digamos que a média que tenho feito para percorrer o centro da cidade até Talatona, quer seja pela estrada da Samba, Viana ou Cacoaco é de 4h para percorrer a incrível distancia de, pasme-se 15 km!!
Mas efectivamente há histórias que ficam no dia a dia, como as que diariamente acontecem na Pastelaria Nilo onde normalmente todas as manhas, tomo o café para levantar a pestana..A saber, de aspecto, não fica atrás de nenhuma Nortenha ou Aquarius, mas as semelhanças acabam ai..Senão vejamos..
Pré-pagamento:
- Bom dia, queria um café e um pão com queijo e fiambre.
- Não temos café..
- Não?
- Temos galão.
- Mas galão não leva café?
- Leva.
- Mas não tem café?
- Não
- ...então um galão..com pouco leite e um pão com queijo e fiambre.
- Não temos.
- Então que tem?
- Temos pão com queijo, pão com fiambre e misto!!
- .....
ou como a do restaurante LOUNGE Embarcadouro que, quando chegada a altura do café os 3 convivas pediram:
- É um café para mim..
- Dois..
- Três cafés..
Quantos vieram para a mesa?!?! exactamente..6!..como se diz aqui, COMPLICOU!
Há saltos que devem ser geracionais e não devem acontecer de um momento para o outro.. Por aqui há que ter paciência para tudo e o segredo é não stressar nem desesperar. Há que fluir porque rapidamente se percebe que há coisas que não vale a pena contrariar.. é como fazer surf, mas numa onda que anda beeeeem devagar, e nem sempre no sentido da praia!
Mas nem tudo é menos bom, e para provar..
"Resorte Queirós" leia-se LAGOSTA |
Cabo Ledo |
Miradouro da Lua |
Enfim...fim de semana Angolano para tugas..