Não é possível nem se aguenta mesmo com a ajuda da Magôga bem temperada logo pela manha.
Destino: Parque da Kissama e de madrugada! porque é de madrugada que os bichos acordam para a primeira refeição e primeiro banho do dia!! pensei certamente que iria encontrar uma enchente de gente à porta de parque em filas de carros, sedenta de por os olhos num elefante, num leão ou em algo do género... mas afinal, gente maluca hoje em dia é cada vez menos..mas ainda os há! Não fossemos nós prova disso, senão vejamos:
Chegamos a porta do parque perto das 6.45, onde afinal não se via viva alma e onde, em completa discordancia com os nossos horários madrugadores, tivemos que acordar o guarda, que dormia no chão, não contando certamente que a hora dos malucos lhe surgi-se tão madrugadora..
" - Gente? não senhor..Os senhores são os primeiros e não ficou nem um pessoa no lodge esta noite.."
e com esta notícia tranquilizadora, percorremos os 40 km que nos separavam até à entrada principal do parque, por uma picada de terra esburacada pelas chuvas bem recentes que no final da semana voltaram a inundar Luanda.
WELCOME TO JURASSIC PARK!!
Estrada infindável de terra batida, sem gente, sem carros, sem passadeiras, sem casas, sem policia nem guardas, horizonte sem fim...e um Nissan TT Pathfinder...! vocês entendem..
Chegamos dali a apenas alguns minutos ao Logde do Parque da Kissanma onde nos apresentamos e pagamos a entrada para o mini safari, em jipe descapotável que iria acontecer dali a uns minutos.
Deu apenas tempo para apreciar um pouco da paisagem do Jango sobre o vale do Kwanza..de tirar a respiração.
Jango |
Rio Kwanza |
Juro que algures aqui há elefantes |
Montados numa caixa aberta de um nissan que deve ter passado por todas as guerras de África, e escoltados pelo guarda do parque mais a sua fiel AK, partimos sob num calor abrasador de maquina fotográfica em punho, e cara de putos à espera de vislumbrar e apanhar o mais pequeno movimento num arbusto ou sombra suspeita que nos levasse a ser o primeiro a dizer: " - Olha Olha Olha...um Elefante!!..fui eu que vi!"
Devo esclarecer que tal nunca aconteceu..das duas uma; ou o guia florestal os prende às árvores escolhidas de véspera para saber onde estão ou então seguem-nos pelo cheiro!!
Palanca..mas não a negra |
Não são vacas |
Bambi? |
Girafa.. |
Não é um parque como o Etosha na Namibia, ou um Kruger na África do Sul..Não tem leões ou predadores, animais são poucos mas ao que parece existe mesmo um dos Big Five a viver livremente no parque e a prosperar..Durante uma hora seguimos o seu rasto na areia, e as suas bostas mas ainda não foi hoje que conseguimos vislumbrar a grupo de elefantes africanos que percorrem estas terras. Ao que parece, quando incomodados, entranham-se de tal maneira na mata que se torna impossível chegar até onde estão.
A bosta! |